Menu Início

OTRS Plus+: OTRS 8 Trial

Bem vindos ao ano de 2021 queridos machiners!!! Meus votos para que o mesmo seja repleto de esperança, retomada, alegrias, e boas surpresas para todos. Devo admitir que estava na dúvida sobre qual assunto abordar no primeiro post do ano. São tantos, além daqueles que já mencionei no artigo passado, que acabei optando por um velho conhecido, o OTRS. Lembram dele? Aposto que sim. Encerramos a sua série em novembro, exatamente no dia 06. E se você acompanha o BLOG há algum tempo, sabe muito bem que ele iria voltar cedo ou tarde. Aliás, é válido lembrar que qualquer tópico/ferramenta abordado aqui, sempre terá conteúdos extras após o término da SERIES principal correspondente. Seja no formato de PLUS+ ou NEWS, eles regressão com toda certeza ao machinesbecomeservices.com 😎 Tendo em mente isso, e sem mais delongas, vamos direto ao assunto de hoje…

Quando você leu o título dessa postagem, estou quase 100% convencido de que duas perguntas vieram imediatamente em sua cabeça:

A) Victor, salvo engano, durante a série o OTRS estava na versão 6.0.18 não? Como ele pulou para a 8?

B) E por que em seu nome não é visto mais o ‘Community Edition’? Ou ‘Business Solution’? Afinal, agora ele é totalmente free ou totalmente pago?

Pois bem, vamos nos debruçar sobre as respostas para tais perguntas a seguir.

UMA BREVE LINHA DO TEMPO …

OTRS (( Software )) :

2001 OTRS é lançado como um gerenciador gratuito de tickets para helpdesk

2003 A OTRS GmbH é formada. A companhia entra na zona EMEA (Europa, Oriente Médio, e África)

2006 Operações iniciadas no mercado norte-americano

2007 Renomeada para OTRS AG para torna-se pública via IPO

2009 Entrada bem-sucedida e oficialmente no mercado de ações (bolsa de valores)

2011 Começo na zona APAC (Ásia e Pacífico)

2015 Nova versão é lançada e intitulada ‘OTRS Business Solution’. Voltada para uso corporativo e comercial. Suporte, configuração e recursos adicionais. Todos esses de natureza exclusiva e totalmente paga

2018 Ambas versões sofrem modificações em seus nomes. A solução de código aberto é chamada de ((OTRS)) Community Edition. Já a paga passa a ser simplesmente OTRS (+ numeral da versão)

UMA BREVE HISTÓRIA …

OTRS (( Group )) :

  • Originalmente era OTRS GmbH
  • Fundada em 2003
  • André Minderman e Burchard Steinbild
  • Mudança para OTRS Group em 2007. Também conhecida como OTRS AG
  • Proprietária e detentora de todo o código fonte do OTRS.
  • Sede na Alemanha
  • 6 afiliadas ao redor do globo
  • EUA, México, Cingapura, Hong Kong, Brasil e Hungria
  • Listada na bolsa de Frankfurt – Alemanha (GER)

MINHA ESTRANHEZA, “APARENTE ABANDONO” DO OTRS FREE, COMO DESCOBRI, E SITES PARA SEGUIR / SE INFORMAR

Na época em que meu chefe escolheu o OTRS como sistema de tickets e chamados (meados de 2018, início de 2019), fiquei incumbido de estudá-lo, gerenciá-lo e configurá-lo o mais rápido possível. As coisas tinham que acontecer na empresa, o pessoal deveria ser treinado e toda a parte de administração precisava ser documentada (em PDF e Wiki). Devido a tamanha urgência, falta de tempo, outras incumbências correlatas, e demais responsabilidades de um sysadmin (eu), não tive oportunidade de pesquisar mais a fundo ou acompanhar as notícias que saiam acerca do OTRS e seu futuro.

Um pequeno parênteses que abro aqui, pois o considero relevante e digno, para não dizer importante… O que fiz foi cometer um erro. Sim, um grande ERRO!!! Fato que não deve acontecer de novo, já que não pretendo repeti-lo e se tornou uma lição para mim. Portanto, deixo a seguinte dica: NUNCA, JAMAIS deixe de acompanhar as novidades e notícias da ferramenta que está usando. Seja por canais oficias, mídias sociais, ou blogs especializados, sempre preste atenção no que está ocorrendo dentro da empresa responsável. Sem isso, possa ser que você enfrente a mesma sensação que tive, de abandono, de algo errado, de “será que é o fim?”, etc, etc.

No meu caso, com o OTRS, somente descobri o que estava acontecendo graças ao site, na verdade fórum, Otterhub.org, especialista em ((OTRS)) Community Edition e Znuny LTS (um fork do OTRS). Gravem este nome e salvem nos favoritos do browser! Falo sério, este website é demasiadamente bom. Me ajudou em diversas dúvidas e questões sobre o que é possível fazer ou não no OTRS Free (community). Usuários amigáveis, pessoas solícitas e moderadores com autoridade e conhecimento no assunto, é basicamente o que irá encontrar.

O link com a discussão acerca do OTRS 7, 8 e Community Edition é o https://forums.otterhub.org/viewtopic.php?f=53&t=41628 sendo que o mesmo nos leva a outro link, uma fonte alemã, a revista Enterprise Application Software Magazine (EAS-Mag) https://de.eas-mag.digital/interview-mit-otrs-zur-neuen-produktstrategie-und-die-bedeutung-fuer-die-free-user/

Apesar de estar em alemão, basta traduzi-lo para o inglês com o recurso translator do Google Chrome. Não vou detalhar toda a discussão e notícia elencadas. Recomendo altamente a leitura de ambos. Até porque esta última é na prática uma entrevista com o próprio CEO e co-fundador da OTRS AG. Muito interessante por sinal, e a discussão entre os usuários do fórum é bastante enriquecedora, com variados pontos de vista, o que é legal demais. Sintetizando, e adiantando aos curiosos e apressados de plantão (rsrs!), o resumo é que:

Novos recursos e novidades presentes no 7 e 8, apenas chegarão no ((OTRS)) Community Edition dois anos após seu lançamento, na forma de updates e mantendo o nome atual e vigente (community)

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: RÁPIDO, MODERNO E SEGURO

Figura 01. (Fonte: https://otrs.com/otrs-8/)

+ Extras

  1. Autenticação dois fatores – SMS, App, Email
  2. Comunicação, Páginas, Modificações e Ações em TEMPO REAL
  3. Layout totalmente flexível e customizável
  4. Telas, ícones e disposição de elementos podem ser reorganizadas livremente

GOSTEI… E AGORA? COMO FAÇO PARA TESTAR/COMPRAR O OTRS 8?

Path:

otrs.com > solutions > it service management > start now > contact email form > your company data

Figura 02. Formulário de Contato via Email

** Only business email address !!!

** NO gmail.com OR outlook.com OR yahoo.com !!!!

** EX: first_name_last_name@yourcompany.com
johndoe@notexist.com
peterpan@neverland.com
vicrlda@machiner.com.br

NOW JUST RELAX AND WAIT FOR RESPONSE 😉

See you in the next post. Bye!

Categorias:OTRS

Marcado como:

vicrlda

🐧Linux SysAdmin & OTRS, Zabbix, Ansible
🎴 Paraíba - Brazil
💀 Rock: Garagem, Surf, Punk, 60's, Indie, Folk
😍 @mayararaissa.t
👶 Miguel's Dad

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: