Menu Início

ZABBIX Series: Teoria … Monitoramento e os 3 “Q”s (O que? Por que? Para que?)

A ideia que tenho (e sustento até o momento) para reger a linha temporal, bem como a sequência entre as ferramentas abordadas aqui no BLOG, é a seguinte:

1º mandamento: Sempre que começar uma SÉRIE, terminar o mais breve possível (em um futuro próximo). Nunca, jamais deixá-la no limbo e retomar depois. O raciocínio se perde e a lógica se esvai. 2º mandamento: Manter no ar (online/disponível) no máximo duas ou três SÉRIES simultâneas. Mais que isso, corre o risco de comandos, códigos e conceitos serem trocados, gerando dessa forma uma baita confusão. 3º mandamento: Entre uma SÉRIE e outra, durante seus intervalos, fazer pequenas pausas trazendo conteúdo menos denso. Por exemplo, notícias (NEWS) e extras (PLUS+). A justificativa é dar tempo para efeitos de laboração e assimilação da(s) SÉRIE(s) principal(is).

Pois bem, cientes disso agora, e sem floreios ou enrolação, podemos começar 👍 Avante!

Conceitualmente falando, o Zabbix difere muito se comparado ao Ansible. Principal motivo/razão? O primeiro apresenta uma teoria simples, enxuta, fácil e até mesmo, de tamanho reduzido. Já o último possui uma vasta (pra não dizer enorme) “galáxia” de termos e definições. Metaforicamente, cada um desses seria uma “estrela” atraindo gravitacionalmente “planetas” e suas “luas” (itens e subitens, respectivamente) compondo assim, isoladamente, um “sistema solar”. Porém, uma vez somados, estes próprios formam um grande “sistema” de “sistemas”. Daí a escolha da palavra galáxia. E o que seríamos nesse contexto? Pequenos astronautas, é claro! 👨🏻‍🚀 🚀 Desbravando e contemplando todo o seu esplendor.

Se no passado precisamos de pelo menos três partes (links abaixo), deveras longas, para nos situar diante da teoria do Ansible… Veremos que no presente, e com o Zabbix, é necessário apenas duas postagens, curtas por sinal (diga-se de passagem), para expor todos os elementos que servem de fundamentos teóricos.

ANSIBLE Series: Teoria … Um papo sobre DevOps

https://machinesbecomeservices.com/2020/11/12/ansible-series-intro-parte01-um-papo-sobre-devops/

ANSIBLE Series: Teoria … Dicionário Ansible

https://machinesbecomeservices.com/2020/11/16/ansible-series-introducao-parte02-dicionario-ansible-e-a-importancia-da-automacao/

ANSIBLE Series: Teoria … 5-V Conceitos Fundamentais

https://machinesbecomeservices.com/2021/01/22/ansible-series-teoria-5-v-conceitos-fundamentais/

O QUE É ZABBIX?

É um sistema open source robusto e altamente confiável que estende suas funcionalidades desde o monitoramento de componentes em infraestrutura de TI até processos/análise de indicadores críticos de desempenho para negócios, com monitoramento de dados em tempo real.

Complemento Tecnologia (https://complemento.net.br/zabbix/)

É uma ferramenta que oferece um serviço distribuído de monitoramento, possibilitando o acompanhamento e a geração de alertas e relatórios para auxiliá-lo na gestão e a fazer intervenções em sua infraestrutura de TI.

Mário Neto (https://www.devmedia.com.br/zabbix-monitoramento-de-infraestrutura-revista-infra-magazine-5/24089)

Acima estão dois conceitos, duas fontes, e duas palavras-chave a destacar (uma em cada citação)… ¹ Indicadores e ² Alertas… Simplificando ao máximo: 1) É a interpretação, ou contexto, dos resultados advindos de uma medição realizada em determinado componente de um sistema. 2) Refere-se a uma mensagem cujo objetivo é avisar que algo aconteceu (evento) fora do comportamento esperado, o que pode indicar na maioria das vezes uma possível anomalia.

Pontuados e esclarecidos tais termos, e antes de passar para a próxima seção, deixo a seguir a minha definição para o Zabbix. Não que a mesma vá de encontro, bata de frente com outros conceitos. Não. O intuito é apenas registrar com palavras próprias o meu entendimento.

Trata-se de uma solução aberta, gratuita, acessível via WEB, para monitorar toda sorte de itens, sejam eles: (a) componentes e sistemas, (b) hardware e software, (c) aplicações e serviços, (d) métricas e parâmetros, entre muitos outros. Ex: utilização da rede, carga de CPU, espaço em disco, integridade de peças e equipamentos, etc.

POR QUE MONITORAR?

Qualquer ambiente/infraestrutura/rede de uma empresa (pequena, média ou grande), atualmente apresenta uma natureza heterogênea. Servidores Linux, Estações Windows, Macbooks/iMacs, Blades HP, Roteadores Cisco… Esses são só alguns para exemplificar. Na prática, gerenciar e concatenar diversos softwares, equipamentos distintos, fornecedores com marcas diferentes, e afins, é um desafio a ser superado todos os dias pelas equipes de TI. Então, saber o que está acontecendo e ao mesmo tempo ser proativo (não reativo!), deixa de ser um mero detalhe e passa ao status de primordial. Somente assim é possível alcançar uma boa gestão, fazendo intervenções precisas (quase cirúrgicas) no datacenter e seus elementos, lógicos ou físicos. Portanto, a resposta para: por que monitorar? é a seguinte… Evitar, mitigar ou até mesmo eliminar sinistros, bugs, anomalias, sintomas adversos, enfim, todo tipo de problema (maior ou menor).

Em sua maior parte, o Zabbix desempenha e opera funções de forma visual. Opções como gráficos, mapas, tabelas de histórico, alertas interativos, notificações via email – jabber/xmpp – SMS, estão presentes e inteiramente disponíveis ao administrador, analista, ou equipe responsável.

PARA QUE?

Sem rodeios, direto ao ponto, o Zabbix serve para garantir:

  • Qualidade de links e conectividade de redes;
  • Utilização justa e igualitária de banda;
  • Saúde dos ativos de rede (roteadores , switches, access points, etc);
  • Serviços em perfeita execução;
  • Descoberta de novos servidores e dispositivos na rede.
** Lista completa **

https://www.zabbix.com/features

https://www.zabbix.com/br/solutions

(+) Bonus: Scenarios designed by Zabbix LLC

Figura 01. Coleta de métricas
Figura 02. Detecção de problemas
Figura 03. Painel único e customizável
Figura 04. Notificações
Figura 05. Facilidade nos Deploys
Figura 06. Autodescoberta

REFERÊNCIAS:

https://www.zabbix.com/

https://complemento.net.br/zabbix/

https://www.devmedia.com.br/zabbix-monitoramento-de-infraestrutura-revista-infra-magazine-5/24089

TO BE CONTINUED …

( Continua no próximo episódio … )

👀👀👀

Categorias:Zabbix

Marcado como:

vicrlda

🐧Linux SysAdmin & OTRS, Zabbix, Ansible
🎴 Paraíba - Brazil
💀 Rock: Garagem, Surf, Punk, 60's, Indie, Folk
😍 @mayararaissa.t
👶 Miguel's Dad

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: