VICRLDA: 24 de maio de 2012

Aonde você estava na presente data logo acima? O que estava fazendo naquele dia? Sozinho ou com alguém? … Não, não … Me antecipando, e antes que me perguntem: não, eu não migrei de área, tampouco virei detetive particular ou perito forense. Talvez a minha resposta fosse igual a sua, que acredito ter sido SEI LÁ VICTOR ! NÃO ME LEMBRO !

Pois é, nove anos atrás é tempo demais para recordar eventos tão precisamente assim. No meu caso, somente sou capaz de afirmar com tanta certeza graças ao YouTube. HÃ? COMO É? Mas foi isso mesmo que acabou de ouvir! Senão fosse os três vídeos que estavam privados na minha conta eu também não saberia dizer.

Tudo aconteceu graças ao professor Thiago Gouveia, responsável pela disciplina de Administração de Sistemas Abertos, e docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). Estávamos na metade do semestre letivo e como segunda nota ficou definido um seminário online por aluno, que deveria ser disponibilizado na forma de vídeo na plataforma Youtube. Sorteados tais temas, na verdade ferramentas, acabei pegando o Webmin. Ele existe até hoje, e você pode conferir em https://www.webmin.com/

Sendo considerado uma interface para gestão de servidores linux, ou melhor, uma web console para administrar sistemas Unix, o mesmo mostra-se uma excelente ferramenta para aprender e praticar conceitos básicos. Kernel, pacotes, estrutura e organização de diretórios, são alguns deles. Altamente recomendado para iniciantes mas também igualmente aos usuários de longa data, tendo em vista que os objetivos são os mesmos: facilitar a administração centralizando-a em um único ponto, e melhorar a interação tornando-a o mais gráfica possível.

Voltando ao seminário … Decidi transformar minha conta pessoal em um canal público no YouTube. Essa será outra forma de transmitir conteúdo para vocês, além de socializar. Trocaremos ideias, sugestão de novas pautas, tirar dúvidas através dos comentários, e afins. Por enquanto, e como podem imaginar, não há tanto conteúdo nele. Apenas três vídeos que compõem as partes da minha apresentação sobre o Webmin. São elas: 1) introdução e teoria; 2) instalação e configuração no Debian; 3) módulos e exercícios práticos.

Caso possa e tenha interesse, por favor, peço que se inscreva, favorite e compartilhe os vídeos com mais pessoas. Dessa maneira você dará relevância ao conteúdo, ajudará no crescimento da nossa comunidade e no alcance ao compartilhar assuntos opensource internet afora.

Espero que gostem e se divirtam! Câmbio e desligo!

https://www.youtube.com/channel/UCeY2sSz4ueavFyN0rSTgBog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s